19 abril 2008

Da indignidade


A medida recentemente anunciada por Teixeira dos Santos de, através do alargamento do prazo do pagamento do empréstimo contraído para aquisição de habitação própria de 30 para 50 anos, aliviar a carga que, a cada mês que passa, afunda, mais e mais, o nível de vida das famílias portuguesas, não passa de uma tentativa desesperada, que a si se denuncia, de disfarçar o estado em que se encontra a economia do país ao fim de três anos de governação. Ao mesmo tempo que põe muito claramente a nu a atitude e os desígnios do primeiro-ministro e da sua equipa face aos seus concidadãos.
De facto, por um lado, com tal medida condiciona-se decisivamente a vida inteira dos portugueses (quem comprar uma casa aos 25 anos só a terá paga aos 75!!!), ao submetê-los, pela necessidade de cumprimento das obrigações assumidas, à aceitação de toda a espécie de condições de trabalho e de remuneração salarial que, “a bem da Nação”, seja conveniente impor-lhes. Por outro, de um mesmo golpe, o Governo pretende com ela ajudar a “salvar” o sector da construção civil, que se mantém há muitas décadas como principal fonte de emprego num país onde as unidades industriais desaparecem rapidamente, evitando assim a formação de uma situação socialmente explosiva.
O corajoso dirigente da “esquerda moderna”, o grande timoneiro que se atreveu às nunca até hoje necessárias reformas, torneia, deste modo e à semelhança de todos os que o precederam, o verdadeiro problema: o do preço dos terrenos, urbanizados e urbanizáveis, principal responsável pelo custo, sem paralelo na Europa, da celebrada "casa portuguesa", tanto na venda como no aluguer. Evitando pôr o pescoço em risco, e com uma brutalidade maquiavélica superior à do próprio Salazar, Sócrates prefere vergar, como qualquer cacique negreiro, o dos seus compatriotas. Nele e nos que o acompanham torna-se, assim, cada vez mais difícil distinguir entre indignidade política e indignidade pessoal.

1 comentário:

alf disse...

joaquim simões

são medidas que fazem as pessoas muito felizes, na realidade as pessoas não estão já sequer preocupadas em ter casa própria, o que querem é ter casa para viver... e vão servindo para aumentar sempre a exploração das pessoas comuns. O Estado não combate a exploração concertada feita pelos grandes grupos economicos, talvez porque nem seja capaz, afinal, são eles que lhes dão dinheiro para ganhar eleições! Estão os politicos ao serviço de quem vota ou de quem lhes paga?

Pelo ordenado que o estado paga não é concerteza que alguém vai para a política; ou é por ambição pessoal ou está a fazer o serviço a algum grupo económico.