28 agosto 2009

De volta


Inesperadamente, surgiu-me a oportunidade de descansar uns dias num daqueles recantos do país que pensamos já não existirem. Foi um "agora ou nunca" que nem deu tempo para vir aqui avisar.
Mal tinha regressado, anteontem por esta hora, e o fígado começava a ressentir-se. Ligo a tv no Canal1 e eis que me chamam a atenção para uma entrevista com Hubert Reeves, a ser transmitida daí a pouco na RTPN. Curioso, pronto a consolar-me pelo fim das férias ouvindo alguém usar despretensiosamente a inteligência, lá estava eu à hora prevista em frente à televisão. Confesso, esqueci-me de que o entrevistador era José Rodrigues dos Santos, que certamente não deixaria os seus créditos por mãos alheias.
E não deixou. Reproduzo de memória, mas, juro!, quase textualmente, o modo como abriu de imediato a conversa (em francês):
"JRS: Com esse seu aspecto, o cabelo... e essa barba branca, as pessoas terão de si a ideia do bom sábio (du bon savant)...
HR: (visivelmente constrangido) Ah!, sim... bom... talvez...
JRS: (lançado, em plena forma!) Acha que se poderá... que poderão fazer alguma comparação entre o senhor e o Professor Tournesol?"
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E ninguém lhe mete um pau de vassoura pelo Tintin acima??!!