05 agosto 2009

Um blog interessante


Quando, muitos anos atrás, eu frequentava a secção de Ciências, alínea f), do curso dos liceus (para os mais novos que por aqui passem: o equivalente ao actual 12º ano), podia ler-se no compêndio (manual) de Geologia que a Terra, segundo os cálculos da época, iniciaria um novo período glaciário cerca de 1980.
Alguns anos depois, porém, em ligação estreita com os "malefícios da lógica e do sistema capitalistas", com o "recurso desenfreado à tecnologia" e com a "progressiva desumanização e individualismo típicos das sociedades contemporâneas", começou a ouvir-se falar do "aquecimento global" causado pela "acção humana predadora da natureza", termo que tem vindo, cada vez mais, a ser substituído por "alterações climáticas", que esse "aquecimento global" agravaria catastroficamente.
Já falei aqui, neste post antigo, numa tia minha, octogenária, camponesa de raiz, que desde a sua juventude regista mensalmente as condições metereológicas, para se certificar da justeza dos provérbios antigos sobre o tempo. E que encolhe os ombros e se ri quando lhe falam em alterações climáticas. Para ela, "isso é tudo um negócio, mais um negócio que por aí anda".
Pela minha parte, tenho verificado que, ao longo desta década, lendo com atenção os jornais, as notícias referentes a meses com temperaturas abaixo do que era esperado e a invernos muito rigorosos são frequentes, embora em notícias publicadas num décimo do espaço que é concedido às que são dedicadas ao tal aquecimento. No que se refere a estudos contrários à teoria do aumento da temperatura, aí a percentagem sobe a pouco mais de 0%. Quanto às declarações recentes do "pai" da teoria do aquecimento global (de momento não me lembro do nome dele), segundo o qual não há, de facto, segundo os registos efectuados desde 2000, razões para continuar a sustentá-la, a notícia foi quase ignorada.
Num post inserido no Fiel Inimigo, o Range-o-Dente, que se tem dedicado desde há anos ao assunto, chama a atenção para este blog, polémico, mas, a meu ver, de interesse indiscutível. Isto sem esquecer o trabalho que o Alf fez até hoje no Outra Margem e ainda o Mitos Climáticos (ambos os links aí ao lado).
Boas leituras.
Até já.

1 comentário:

Rui Brandao disse...

Bem dito ...

Gostei particularmente do post que conta a história do CO2 e da sua avó. Deveras interessante.