01 dezembro 2007

E ainda mais outro (excelente) e-mail


(in sergeicartoons.com, via nelsonpires.blogspot)
Aqui vai um exemplo da NOVA ATITUDE que os professores têm deadoptar, a bem dos tempos modernos. ...cá de fora. É assim:
QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 = ?
A . EXERCÍCIO FEITO PELO ALUNO:

6 + 7 = 18
B . ANÁLISE:
A grafia do número seis está absolutamente correcta;
O mesmo se pode concluir quanto ao número sete ;
O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
Quanto ao resultado , verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito - corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida. O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical! Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos.. a sua intenção era, portanto, boa.

C . AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:
A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
Os procedimentos estão correctamente encadeados : os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - assimetrias... - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
Em consequência, podemos atribuir-lhe um...

..."EXCELENTE"...

...e afirmar que o aluno...

..." PROGRIDE NATURALMENTE"!!!

3 comentários:

Range-o-Dente disse...

- O que é um coseno?
- Como o próprio nome indica, assim tipo uma frramenta para coçar agente.

.

Range-o-Dente disse...

- Branco é, galinha o põe ...?
- Galinha o põe, branco é.

.

alf disse...

Meu caro Joaquim Simões, a memória desta história perde-se nos confins da minha juventude... não é de agora... o aluno que foi assim avaliado é hoje, provavelmente, professor...

(sem ofensa)