19 julho 2008

Do crime de alguns e do castigo de todos


Foi durante o reinado cavaquista que a emigração clandestina disparou para níveis nunca vistos em Portugal. A "remodelação e o progresso do país" exigiam o aumento da mão-de-obra não qualificada, contratável a qualquer preço, alojável em quaisquer condições e descartável a qualquer momento, sem cuidar da sua "reciclagem". E toda a gente, incluindo o sr. Professor, estupidamente, criminosamente, ignorou ou fingiu ignorar as consequências explosivas da "conveniente" permissividade quanto à sua entrada ilegal no país.
Como dizia um representante da comunidade cigana da Quinta da Fonte, não são os elementos mais velhos da comunidade negra, ordeiros e pacatos, mas os mais novos, organizados em gangs, que constituem a origem do problema registado. Não há nada de estranho nisto.
Aqui há uns anos, na que era, segundo as estatísticas da UE, a "escola mais africana da Europa", uma das duas escolas secundárias da Damaia, os pais dos alunos procuravam apoio junto do Conselho Executivo da mesma, alarmados (para não dizer, em pânico!) pelo facto de os seus filhos, que ficavam sozinhos enquanto eles se encontravam a trabalhar, aparecerem com armas em casa, recusando-se a dizer quem lhas havia fornecido. A estrutura hierárquica familiar própria da família africana, equivalente à da antiga estrutura portuguesa, em que os avós substituíam os pais na ausência destes e mantinham um ascendente flexível de sabedoria disciplinadora, desaparecera nas novas condições. E os putos estavam entregues a si próprios, à mercê de todo o tipo de influências e solicitações, ainda sem a capacidade de discernimento nem a maturidade necessária para fazerem escolhas conscientes.
E quem são esses putos? Cidadãos portugueses, que vêem em Afonso Henriques o fundador de um povo predestinado?
A população vinda província, de Trás-os-Montes ao Alentejo, para trabalhar nas grandes cidades tende a concentrar-se na mesma região onde já se encontram familiares ou conhecidos, que possam constituir pontos de apoio no dia a dia. É assim que se formam bairros inteiros localizados de gente provenientes da mesma região e as crianças que frequentam as escolas entram nelas, naturalmente, já com uma primeira perspectiva do mundo e pontos de orientação dados pela família. Essa perspectiva é, obviamente, a que os pais herdaram da aldeia: desde os cuidados a ter aos exemplos de verdadeira sabedoria, do que é importante ou dispensável. E os professores têm que ter em conta que o que lhes é ensinado apenas é absorvido à medida desses horizontes e que aquilo que é a linguagem clara dos conceitos e das metáforas do conhecimento para um puto da grande cidade, é linguagem abstrusa e indecifrável para um outro que, mesmo vivendo fisicamente nela desde sempre, vive mentalmente sobretudo na terra dos avós. Ou melhor: no cômputo geral, não vive em lado nenhum, porque é tudo uma enorme confusão de parâmetros contraditórios. Portanto, em primeiro lugar, antes de estruturar qualquer aprendizagem, ele terá que destruir e reconstruir estruturas paramétricas. E isso demora anos, por vezes muitos anos, até para os que são bastante dotados de si mesmos.
Sei do que falo. A minha família, em sentido lato, começou a emigrar para a cidade desde o tempo dos meus avós e tive oportunidade de ver o processo de mais de uma geração e de diferentes famílias dela conhecidas.
Essa é a situação da "segunda geração africana". Mas a que se acrescenta algo de muito mais decisvo. É que enquanto o avô ou o pai branco ainda dá a referência Viriato, Afonso Henriques ou Nun'Alvares, o pai ou mesmo o avô preto, não lhe fornece qualquer referência, a não ser a da terra de onde veio, onde antigamente mandavam os que mandam aqui e que agora é independente porque houve uns tipos admiráveis que se revoltaram. Mas, de qualquer maneira, a terra deles é pobre e não foi para a frente e agora são eles que têm que vir para cá viver. A "terra", não o "país", porque para haver um país tem que haver uma estrutura da memória que o identifique e gente determinada em fixar-se no seu território, desenvolvendo-o. Como é que se pode falar do "seu" país, se não se pode falar dele em termos de um passado próspero ou glorioso ou, quando seria suposto que todos se empenhassem na sua formação, a quase totalidade dos seus cidadãos só não sai de lá porque não consegue ou não pode?
Os que pertencem a essa "segunda geração" são assim, por condição económica, cultural e política, cidadãos de "segunda agravada". Existe, porém, um terceiro factor que eleva ao cubo tudo isto. É que eles são tanto "de segunda", que até são diferentes: são pretos. Quando um judeu tirava o barrete com que era publicamente obrigado a identificar-se, tornava-se apenas em mais um homem, cuja cultura constituía a base da cultura onde se integrara; podia invocar os seus antepassados como os mais veneráveis dos mais veneráveis por aqueles em cujo país se encontrava - e todos sabemos o que sucedeu. Mas os pretos...? É o ferrete da Natureza. Revolte-se o escravo ancestral. O mais fácil e o que causa mais estragos em toda esta merda desta confusão é ser bandido, como aqueles blacks dos filmes americanos. Sobretudo (suponho agora eu) se houver uns tipos porreiros a financiar as armas a troco de comparticipação nos lucros. Vamos ser um estado independente dentro do Estado. E "eles" têm que pagar imposto.
A tudo isto, o Ministério da Educação responde com a menor exigência e, portanto, diminuindo ainda mais as possibilidades de qualquer tipo de integração. Quanto ao sr. Presidente, certamente já um pouco falho de memória sobre aquilo que permitiu e abençoou por omissão enquanto primeiro-ministro, vi-o hoje na televisão afirmar, a propósito dos incidentes em Loures, que Portugal não pode ser um país de ghettos, que isso é estranho à nossa tradição de integração e de diálogo intercultural e atribuiu às forças da ordem (leram bem: às forças da ordem!) essa missão.
Para que conste!
(Escrevi isto de rajada e não vou rever. Por isso, desculpem qualquer coisinha)
NOTA: A "segunda geração de africanos" evitava matricular-se na escola a que me referi por ser... a "escola dos pretos"! E não por falta de qualidade da dita, já que a frequentava gente que é hoje docente no ensino universitário.

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