23 julho 2008

À atenção dos responsáveis do Sporting Clube de Portugal


Esta fotografia está hoje na página oficial do Sporting. Nela se pode ver em destaque um termo em inglês que, se não for entendido como um apelo (legítimo) à prática a que se refere, constitui o exemplo a dar exactamente oposto ao que significa a expressão "espírito desportivo". Que um imbecil troglodita exiba uma faixa de tal grau de grosseria e agressividade cretina num desafio de futebol é previsível, mas inaceitável quer por parte de qualquer dos seus concidadãos quer, por maiores razões ainda, pelo clube de que é adepto ou sócio, ou por outro clube que esse clube visite; mas que o próprio clube exiba essa fotografia no seu site é não apenas condenável como muito, mas mesmo muito preocupante, se tivermos em atenção o que diz especialmente respeito à formação cívica dos seus jovens sócios ou adeptos.
Quem o diz é alguém que tem pelo SCP uma razoável consideração, dado o notável papel que tem tido na formação desportiva de jovens atletas, bem como pela postura de carácter social que lhe tem estado associada e que se estende para lá do desporto, como ainda se pôde ver recentemente na homenagem ao Professor Moniz Pereira, transmitida na RTP. E que, por isso mesmo, pensa que os responsáveis do clube (de todos os clubes) não podem demitir-se da sua responsabilidade pública a este nível, atendendo ao poder adquirido pelo desporto e, em especial, pelo futebol enquanto elemento da sociedade contemporânea.

1 comentário:

Anónimo disse...

Para quem tem um post denominado 'Oh! gente do c...! ', tens cá uma moral para falar que até mete nojo!
Obviamente que a foto é infeliz mas de certeza que eles serão os primeiros a querer substituí-la... até porque é perfeitamente natural que tal coisa lhes tenha passado despercebida!