24 julho 2008

Resposta a um comentário ao post anterior


Caríssimo nightbug:
Uma coisa é, como eu fiz no post que referiu, utilizar ironicamente uma expressão para reforçar uma situação que é, em meu entender, desmascaradora de um preconceito de consequências trágicas; outra, a utilização de uma expressão do mesmo tipo numa atitude de agressividade gratuita e, por isso, de consequências perigosas, bem como o fazer-lhe publicidade à borla. Acredito perfeitamente que quem colocou a fotografia não tenha reparado nesse pormenor. Mas nem por isso deixa de lá estar e de poder ter reflexos.
O meu sobrinho, de 13 anos, é adepto do Sporting e já o acompanhei duas ou três vezes a Alvalade. Durante os jogos, e uma vez que ficámos num dos topos do estádio, o seu comportamento foi naturalmente influenciado, dada a sua idade, pela comportamento da claque sportinguista, que nem sempre revelava o melhor espírito desportivo. E essa influência só foi travada pelo facto de ele, sendo atleta federado, começar, a certa altura, a perceber que aquela não era exactamente uma atitude a imitar por alguém que gostasse verdadeiramente de futebol. Foi ele, aliás, e não eu quem ontem reparou no que estava na imagem.
Quem assume o papel de comunicar publicamente algo, assume automaticamente também as responsabilidades das consequências da sua acção. Do mesmo modo que o tipo que vende droga não pode escusar-se, atirando a responsabilidade da compra para cima da vontade de quem a fez. Claro que, em última instância, manda a vontade, mas também ninguém foi incumbido ou está autorizado a armadilhar o caminho de outrem e muito menos a fazê-lo impunemente. Daí os responsáveis de uma entidade do desporto e do espectáculo desportivo com a dimensão, o carácter e o peso do passado do Sporting Clube de Portugal não poderem descurar, por um instante que seja, esse aspecto da instituição.
Foi, portanto, por apreço pelo clube e nesse sentido que escrevi o post anterior e que o enviei para a redacção. Como alerta, mais ou menos bem-humorado, e não como lição de moralismo barato ou, pior ainda, como manifestação de uma qualquer clubite mentecapta, as partidárias incluídas, que ocupam 90% das vidinhas que vegetam nesta praia da Europa.
Esclarecido?
(imagem "bifada" em lasthorizonblog.blogspot.com)

2 comentários:

Anónimo disse...

A imagem escolhida para ilustrar a resposta (que aproveito para agradecer) mostra bem o seu nível de educação.

Suspeito, portanto, que o seu sobrinho não frequente este espaço na blogosfera, certo?
Não vamos querer que ele, na inocência da sua tenra idade, seja confrontado com tais gestos obscenos!

Aliás, julgo mesmo que devia V. Exa. tratar melhor aquele que parece ser o único visitante deste espaço! LOL

ablogando disse...

Penso que não, mas se tivesse visto esta foto veria muito menos do que ele e eu temos presenciado quando vemos um jogo de futebol - e não só em Alvalade. Infelizmente.
Quanto a ser o nightbug o único visitante deste espaço, bem... cada um tem os visitantes que merece e eu, pelos vistos, não mereço muitos. Afianço-lhe, no entanto, que os poucos que tenho são inteligentes, com sentido de humor e, sobretudo, boa gente. Pelo menos, até agora. Mas se quiser melhorar o nível não se acanhe.