14 janeiro 2011

Candidatos à vergonha - 1


Transcrevendo o que é dito no Sapo (a página inclui um vídeo):
«Manuel Alegre acusou hoje Cavaco Silva de “violar a laicidade e a separação da igreja do Estado” por ter pedido a um pároco que exortasse os cidadãos a votarem, dizendo ser uma medida eleitoralista “do século passado”.
Quinta-feira, em Valpaços, o candidato Cavaco Silva deixou um pedido ao padre local: “eu espero que ele [pároco] vos incentive a exercer o direito cívico, é uma responsabilidade de todos”.
Hoje, no final da visita à feira, em Trancoso, Alegre considerou esta atitude de Cavaco Silva “estranha, eleitoralista, e que demonstra algum nervosismo e perturbação”.
“Ao fazer isto, sendo ainda Presidente da República ele está a violar a laicidade, a separação da igreja do Estado e a contrariar a orientação do D. José Policarpo, a orientação para a igreja, no sentido de ser neutra”, declarou.
Para o candidato apoiado pelo PS e Bloco de Esquerda, esta atitude demonstra um “eleitoralismo do século passado”.
Questionado sobre as declarações do comício de quinta-feira do líder do PSD, Pedro Passos Coelho, Alegre disse que Cavaco Silva “está a dirigir-se aos seus eleitores, dando a ideia de que pode provocar uma crise política”.
“No outro dia lembrou que tinha o poder da dissolução”, recordou.
Para o candidato presidencial, é possível ir “buscar eleitores a todo o lado” já que “a candidatura presidencial é uma candidatura transversal”.
“Tenho, aliás, na minha comissão de honra gente do PSD”, sublinhou.»

Pedir que cada um, na posição institucional, social e profissional que desempenha, apele a que outrem assuma os seus deveres de cidadania, votando, é um apelo à apelo à violação da neutralidade eleitoral?! Pedir ao Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas para que incentive os seus subordinados ao voto é um apelo violador da neutralidade dos militares?! Quando Alegre concorre, dentro do seu partido, procura violar a neutralidade dos Presidentes das Distritais quando os incentiva a que apelem ao voto de todos os militantes?! Isto faz qualquer sentido?!

Este agente técnico do poema emproado vai perdendo, pouco a pouco, a aparência sequer de dignidade.

2 comentários:

confraria_da_alfarroba sociedade de irresponsabilidade e limitada disse...

ser-se candidato é vergonhoso. pedir-se votos vergonhoso é. pedir-se votos à padralhada, já é demais...

Anónimo disse...

sociedade de irresponsabilidade? que brincadeira é esta? se calhar é mesmo verdade, não é brincadeira. é feitio? eu acho o artigo de J.Simões muito bom.

marina