18 outubro 2010

Jura...!!!


Transcrevo parte da notícia (para a ler na totalidade, clicar aqui):

"O Banco de Portugal publicou hoje um retrato da população portuguesa no que a literacia financeira diz respeito.

As conclusões do Inquérito à Literacia Financeira de 2010, realizado pelo banco central, dão conta de uma população com fracos hábitos de poupança e despreocupada num conjunto alargado de hábitos financeiros, desde a gestão da conta bancária à comparação de produtos na hora de investir.

Poupança

O estudo do Banco de Portugal nota que "uma percentagem muito significativa (89%) dos inquiridos considera ‘importante' ou ‘muito importante' planear orçamento familiar", apesar de apenas 52% o fazer.

Os sinais de alarme aparecem quanto 54% considera como poupança o dinheiro deixado na conta à ordem para gastar mais tarde, quando 88% dos que não poupam dizem não ter rendimentos para o fazer e quando apenas 20% dos inquiridos garante poupar numa lógica de médio e longo prazo.

"As decisões quanto à poupança são determinadas também, em grande medida, por restrições financeiras: a maioria dos inquiridos que não poupam (88%) refere rendimento insuficiente como principal razão", lê-se no documento."

(...)

Sublinhados meus.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ó caral...o, eu não poupo porque o ordenado mal me chega para os gastos. Com 48 anos não tenho nem 20 euros na banca. Na banca que estes pulhas de vez em quando se lhes faz falta rapam. Eu se pudesse poupar às tantas perguntava para os meus colh...para os meus botões, vais poupar e na volta ficas sem nada, que os gajos alevantam-te o capital.
O melhor é um tipo se lhe chegar gastar em viagens, comer uns bons almoços, trazer uns cds aos filhos, uns vestidos giros pra mulher, incluindo roupa erótica, dar umas pinocadas por fora e que se fo... que se lixe a puta da taça. Assim como assim, se somos iliteraciados, como os cabrones dizem, atão safem eles o país que têm bom couro, fosga-se.

Tónio