29 março 2011

Viriato e a solidariedade dos crápulas

Nicolau Saião, Figuras

O título é o de um e-mail que me chegou de uma qualquer central de opinião sediada no território de um qualquer computador situado no universo de liberdade da net. Aqui fica o restante.

Dois detalhes noticiosos têm, nos últimos dias, recheado as folhas-de-couve e outros órgãos de comunicação social: por um lado, a chamada de atenção "sensata e prudente" para a necessidade de os partidos "responsáveis" colaborarem entre eles em vista à "salvação nacional" da pátria posta em palpos de aranha pela mediocridade, o desleixo ou a deliberada e nefasta acção dos sucessivos governos. Por outro, a trombeteada convicção de que a bambochata eleitoral que se aproxima vai caracterizar-se por uma "campanha suja" norteada por acusações mútuas, golpes de teatro difamatórios e outras habilidosas encenações pelas quais a depauperada e desacreditada "política portuguesa" se caracteriza por ser esse, salvas as devidas excepções, o seu estilo e o seu "corpus constitutivo" como através de décadas se tornou patente.

Ou seja: no fim, a nosso ver todos eles se porão de acordo, mais coisa menos coisa. Mas, até lá, reinará ora aquilo a que Ignazio Silone, num livro muito recomendável (A escola dos ditadores) chamou "a solidariedade dos crápulas" ora "o fundo dos répteis", para usarmos a expressão não menos famosa de Bismarck.

Assim sendo, cremos que interessará ao leitor, para se precaver, ter alguns conhecimentos de contra-informação, ainda que fornecidos de maneira sucinta e, dada a complexidade do tema, em estilo "curso rápido de elucidação".

Tratado pelo nosso NS, antigo operacional do ramo, leia aqui o bloco "DETRÁS DA CORTINA – A Contra Informação, Subsídios para um conhecimento", exarado no TriploV e que consta de 3 partes... pelo menos inquietantes ou divertidas!".

Sem comentários: